terça-feira, 29 de maio de 2012

Acessibilidade para todos , EU APOIO ESSA IDÉIA !







A acessibilidade é uma condição básica para a inclusão social das pessoas com deficiências ou que tenham necessidades especiais. Numa sociedade em que cada vez mais estamos utilizando modernas tecnologias de informação e de comunicação para estudarmos, informar-nos, trabalharmos e entreter-nos, acaba sendo prioritário para todos garantir a acessibilidade plena, inclusive para a Internet. De outra parte, ao projetar os espaços, os planejadores devem pensar em todas as condições de acessibilidade, sendo mais específicos os problemas de acessibilidade e utilização de equipamentos por parte das pessoas que usam cadeiras de rodas. Ao executar ou adaptar um projeto, seus construtores não podem deixar de considerar, por exemplo, condições antropométricas específicas destes usuários, já que a cadeira de rodas impõe limites à movimentação e também ao alcance manual e visual de seus usuários.


FONTE : http://www.crfaster.com.br/acess.htm

domingo, 20 de maio de 2012


Ser Pedagogo...

Ser Pedagogo não é apenas ser Professor, Mestre, Tio, Coordenador, Supervisor, Orientador, Dono de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista
não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.
                                                - Vanessa B. de Carvalho

Por isso neste dia tão Especial , quero desejar a todos os Pedagogos , um Feliz Dia , que continuem nessa estrada que decidiram escolher , com fé e perseverança , pois um dia a vitória há de chegar ! Um abraço Forte  \o/ 

 

Recomendo :




 E no RECOMENDO desta semana , teremos um livro de grande importância nessa nossa área estudada , ele se chama '' Inclusão Escolar e suas implicâncias '' de José Raimundo Facion , ele retrata a inclusão escolar como a temática abertamente debatida , sob várias perspectivas . Vale muito a pena Ler este grande livro !

domingo, 13 de maio de 2012

Inclusão também pode ser um ato de AMOR ♥



É tempo de reflexão.
Não basta apenas ver os defeitos dos outros, temos os nossos e não são poucos.

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES

A presente pesquisa foi realizada com os professores das escolas públicas municipais de Santa Maria, Rio Grande do Sul, que têm alunos com síndrome de Down matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, nas escolas municipais cinco professores possuem alunos com síndrome de Down incluídos. Todos aceitaram ser colaboradores da pesquisa. Para a realização da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo como abordagem metodológica, o que nos permitiu ter uma visão ampla das representações sociais e do contexto escolar. Para a coleta dos dados empíricos foram selecionados dois instrumentos principais: o questionário e a entrevista semi-estruturada, pois se acredita que com esses instrumentos a atitude, as opiniões e os discursos possam ser captados. Através dos discursos dos professores, buscamos compreender as representações que eles têm de seus alunos com SD, dando atenção maior a alguns pressupostos, tais como: o fenótipo, os mitos, as terminologias, os sentimentos, as atitudes.


 RESULTADOS :
Com a análise dos dados, podemos observar claramente que ainda está muito dividida a representação que os professores fazem de seus alunos com SD e da sua prática inclusiva. Também, verifica-se que é fundamental a formação continuada específica. Da mesma forma que acreditamos nas inúmeras possibilidades das pessoas com SD, cremos que é imprescindível a dedicação e o preparo dos professores. Com a inclusão os professores estão aprendendo a ver que cada aluno possui as suas particularidades, que o aluno não é somente mais um em sala, e sim “outro”. Neste sentido, nosso estudo observou várias referências à mudança de postura (da rejeição à aceitação) a partir da experiência e da convivência com aos alunos com SD. Um aspecto interessante a observar é que esses relatos de facilidade de contato com as pessoas com síndrome de Down são predominantes nos discursos das professoras que trabalham há mais de dois anos com a inclusão desses alunos. O conjunto da análise mostra que o aluno com síndrome de Down pode ser considerado “normal”, “incluído”, ou não, dependendo de crenças, informações, atitudes, ou seja, das representações sociais dos professores. Nas escolas pesquisadas, podemos ver que essa dualidade está presente, pois ora observamos relatos de práticas inclusivas, ora de práticas totalmente excludentes. A inclusão é um processo de transformação, e como tal está apenas iniciando nas escolas.


FONTE : http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_313.html
Citação :

"A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar."


                 - Eugênio Cunha

Introdução: 
Durante muito tempo, a Educação Especial funcionou como um sistema   paralelo    e
não como parte integrante do sistema geral de educação, e ela mesma foi criando um mito 
de que é muito difícil trabalhar com o educando portador de necessidades especiais.
Com este trabalho pretendo mostrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral 
das escolas, visando atender aos princípios deste novo paradigma educacional.